Pé-de-atleta ou frieiras

O que é o pé de atleta?

O pé-de atleta é uma infecção causada por fungos. Os fungos que causam pé de atleta estão presentes no ambiente, e eventualmente até mesmo na nossa pele, sem causar doença. Quando os pés, ou outras áreas do corpo permanecem úmidas, quentes e irritadas, o fungo se multiplica e infecta as camadas superiores da pele.
Os fungos que causam pé-de-atleta podem  ser encontrados em assoalhos,  meias e roupas. Os fungos podem até se espalhar de uma pessoa para outra através de contato com estes objetos. Porém, sem as condições adequadas para sua multiplicação (ambiente úmido, quente), o fungo não irá infectar a pele. Até 70% de toda população terá pé-de-atleta durante a vida, em algum momento.
 

Quais são os sintomas do pé-de-atleta?

Os principais sintomas são pés que coçam ou ardem. A pele freqüentemente descama e em casos mais graves  se formam fissuras, que podem sangrar assim como tornar-se muito dolorosas.
A pele lesada pelo fungo também está mais exposta a apresentar infecção por bactérias. A infecção bacteriana da pele e a inflamação resultante do tecido subcutâneo é chamada de celulite. Isto possui uma chance maior de ocorrer em pacientes idosos, diabéticos, portadores de inchaço crônico das pernas, ou que tiveram suas veias da perna removidas, por exemplo para cirurgia cardíaca.

Como é diagnosticado o pé-de-atleta?

O  dermatologista deve examinar a região acometida. Este exame pode ser complementado com uma raspagem das escamas, e exame deste material, no microscópio. Muitas vezes, o fungo pode ser encontrado desta forma. O material obtido através desta raspagem da área afetada também pode ser enviado para cultura, visando uma melhor caracterização do fungo causador.

Como é tratado o pé-de-atleta?

O tratamento das frieiras pode ser dividido em duas partes.
A primeira parte, e a mais importante, é fazer com que a região afetada seja menos propícia ao crescimento do fungo. Isto significa manter a região seca e limpa. O uso diário de meias de algodão, que  ajudam a manter o suor distante da sua pele, pode ajudar. Além disso é importante trocá-las diariamente. É importante também secar cuidadosamente a área entre os dedos.
A segunda parte do tratamento corresponde ao uso de antifúngicos prescritos por seu dermatologista. Podem ser cremes ou comprimidos, dependendo da gravidade do caso. O tratamento deve ser realizado por um período de 4 semanas.

Qual a melhor maneira de prevenir o pé-de-atleta?

- Lave seus pés diariamente.
- Seque os seus pés cuidadosamente, principalmente entre os dedos.
- Use meias de algodão, e troque-as diariamente, ou até mais freqüentemente caso estas fiquem úmidas. Não use meias feitas de material sintético pois este tipo de material não absorve a umidade adequadamente.
- Se possível, ande descalço em casa.
- Coloque talco anti-fúngico nos seus sapatos.


Copyright: MedicineNet & American Academy of Dermatology